quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Sobre as Marias - Capitulo I - Maria Gringo

Antes de iniciar meu post, uma frase para reflexão:



 "Tenho em mim, todas as Marias do mundo" by. cherrygirl

Sim, eu realmente gosto muito dos suiços.


             O jeitinho brasileiro, que tanto faz sucesso fora ou ate mesmo dentro do Brasil,o país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza. Nós somos o samba, o carnaval, o funk, o multi-cultural, a festa e um dos povos, se não, o mais simpático do mundo. A partir disso, juntaremos o util ao agradável, senhoras e senhores. Eu, que nasci aqui no Brasil, onde automaticamente eu ja sou simpática, sou o samba, sou o funk, posso muito bem me aproveitar disso para lucrar, seja de forma inteligente ou não. 



Eu costumo dizer que existem muitas formas de Marias gringos. A mais comum de todas é aquela maria gringo que gosta de experimentar o que é diferente, não por ser apenas uma maria gringo qualquer, mas por gostar de experimentar.. isso faz parte da essência humana, na historiografia, temos diversos exemplos do tipo, no Brasil, temos portugueses que experimentavam as escravas (mesmo que na época, para os portugueses, negros não eram visto como gente, e eles não tinham alma, isso não sou eu quem digo, é a historiografia Brasileira, ok?) os portugueses na época, experimentavam mulheres diferentes , as negras, as índias... Desde os tempos das grandes navegações, começou esse tal de experimentar o que é diferente.

Era um tal de "vou dar uma fuxicadinha na cultura ali.." que era danado. Hoje em  dia um outro exemplo claro da busca pelo diferente são os Suecos. Os escandinavos são os lideres em querer comer fora de casa, tanto que hoje em dia, é raro ver um sueco e uma sueca juntos, em geral os suecos casam-se com estrangeiros. Outro dado interessante é sobre a religião muçulmana. No Brasil, muitas mulheres estão casando com a galera muçulmana (em sua maioria da Turquia) e se submetendo a uma cultura totalmente diferente da brasileira. Dentre muitos exemplos que minha sapiência não permite citar, mas o que eu quero dizer é que sempre foi normal uma pessoa se interessar mais por outra pessoa porque sua cultura é diferente.


No Brasil a coisa funciona meio que assim, só que com um diferencial. Eu observo muitas meninas que paqueram gringos se aproveitando do rótulo de cordialidade e "facilidade" brasileira. Os gringos por sua vez, muitas vezes vem aqui para o Brasil para desfrutar dessa "cordialidade", ae junta a fome com a vontade de comer. A maioria das meninas que eu conheço, sequer falam inglês nível básico I, porém quando escutam um outro idioma se derretem e se esfregam no homem que por sua vez não é nada bobo.

Recentemente eu vi uma cena muito engraçada. Eu estava na lapa, e vi uma menina que se enfiou no meio de um grupo de gringos e começou a rebolar e sutilmente. A cada rebolada, ela encaixava seu popozão nas partes intimas de um gringo contemplado. Eles se beijaram e depois abraçados, sairam para um canto qualquer. Veja bem, eu de forma alguma condeno esse tipo de atitude por parte da menina e do gringo, muito pelo contrário, cada um faz o que quer, e o que eles queriam naquele momento eram se experimentar e ponto final! A prioridade desse tipo de maria gringo, é experimentar sabores do mundo todo em menor tempo possivel.
Existe um outro tipo de maria gringo que é a maria gringo diplomata. Vou explicar melhor.



 A maria gringo diplomata é aquela que não pode ouvir outro idioma que ja quer começar a conversar, a intenção dela é simples e puramente fazer amizades com o maior numero de estrangeiros possíveis, e os interesses são desde uma amizade pra quando rolar aquele intercâmbio no país do amigo ela ter uma casa para dormir, até mesmo o prazer de conhecer a cultura do coleguinha e mostrar a sua, enfim, rolar aquele intercâmbio cultural, uma troca mais que justa. Em geral, as marias gringos diplomatas são encontradas em cursos de nível superior de: Ciências sociais, geografia, história, turismo, relações internacionais, direito, pedagogia, economia, psicologia e letras/ algum idioma qualquer. Boa parte das marias gringos diplomatas sabem falar o inglês e gostam de conversar sobre coisas de alguma forma relacionadas ao seu curso de graduação. Mas tem um grupo dessa galera que adora bancar o pseudo-intelectual que se diz esquerdista (e suja o nome dos esquerdistas de verdade),  largar a diplomacia pro lado e brigar com um gringo colocando o dedo na cara dele e dizendo que eles são um bandos de filhos da puta, que o comunismo é o paraíso e que ele tem que morrer porque é um capitalista, eles enchem os gringos com panfletinhos de partidos políticos e ainda chama os caras pro bar pra protestar junto ao movimento estudantil aos berros, sempre andam com uma resenha do "manifesto comunista" e possuem uma estatueta portátil de Karl Marx pra dar porrada na cabeça do estrangeiro toda hora que ele falar a palavra "dinheiro". Falam que que o Brasil é um país super foda e que ele é muito patriota e morreria pelo país. Deixaremos esses casos especialíssimos para outro tópico. Vamos falar das diplomatas de verdade. :)

As marias gringos diplomatas, ouvem os estrangeiros, conversam e  mostram a realidade do país aos estrangeiros do modo mais imparcial possível. Sabem dialogar, respeitam o gringo como individuo que possui uma bagagem cultural e educadora que o formaram com as opiniões próprias. Gostam de fazer novas amizades, e as vezes acabam rolando um relacionamento entre a maria gringo e o gringo, que pode ser duradouro ou não. O interesse maior da Maria gringo diplomata é conhecer e obter o maior legado cultural possível através de pessoas de diversas partes do mundo.


Existe outro tipo de maria gringo, que eu chamo de maria gringo casamenteira. Esse tipo de mulher não tem como definir se parte delas falam inglês ou não, realmente é muito relativo. Geralmente a maria gringo casamenteira procura gringos para casar, ter filhos e sair do país o mais rápido possível e/ou ser rica, muitas delas, procuram maridos em sites de relacionamento para namoros estrangeiros. Esse grupo na minha humilde opinião, é o que mais esta exposto a riscos. Ja li diversos casos de mulheres que se deram muito mal na onda de tentar conseguir maridos pela internet, casar e morar fora do país, mas, como eu disse anteriormente, a vida é sua e cada um faz de sua vida o que quiser. O objetivo desse tipo de maria casamenteira, é puramente sair do país, ter filhos em um país rico que possa garantir bem a educação de sua prole. de forma alguma sou contra o casamento intercultural, muito pelo contrário até, só acho que a pessoa tem que conhecer bem o país para onde vai, saber como são as pessoas, quais são seus habitos, e obviamente se adaptar a cultura local. O que acontece com as marias gringos casamenteiras é que boa parte delas acham que saindo do Brasil, a vida torna-se um paraíso e que o homem será para sempre dela, independente do que ela fizer ou não. Muitas delas submetem-se a ser "do lar" e nem sequer procura aprender o idioma do país que vai hospeda-la, tudo em troca de um sonho de virar a branca de neve e ter 7 anoezinhos filhos de gringos. 



Eu também leio muito sobre pessoas que dizem que "toda mulher que se submete a isso é uma puta" e ja partindo pro conceito que "se casam com gringos porque é uma brasileira que tem preconceito com próprios brasileiros". Convenhamos? Esse argumento me cheira um pouco de xenofobia... patriotismo bobo, valorização excessiva do produto nacional e delimitação racional intelectual de território nacional (até rimou! haha) Leio muitas pessoas que esculacham mulheres que pretendem se casar com estrangeiros, namorar, ou apenas dar umazinha casualmente, mas ainda não vi ninguém que desenvolvesse uma argumentação que não fosse moralista ou patriota. Eu hein! Até parece que só porque você é moralista e patriota eu também tenho que ser, assim como até parece que só porque eu sou brasileira que tenho que ser cordial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário